Skip to content. | Skip to navigation

Presidncia da Repblica

Portal Coleta Seletiva Solidária

Brasília - Sunday , 20 de April de 2014.
Document Actions

Notícias

Up one level
Confira cinco passos para tornar um evento sustentável
 
Setor de reciclagem espera apoio do governo para manter empregos
A exemplo da indústria automobilística, o setor de reciclagem também espera receber apoio do governo para manter o atual número de emprego. De acordo com o Compromisso Empresarial pela Reciclagem (Cempre), o mercado de resíduos sólidos emprega 800 mil catadores em todo o país.
Associação dos catadores de papel quer ajuda da prefeitura de Montes Claros
Eles estão presentes em toda a cidade, mas muitos preferem fingir que eles simplesmente não existem. Entretanto, os catadores de papel com seus carrinhos lotados de material reciclável já fazem parte da paisagem urbana, e representam um reflexo direto do alto índice de desemprego no Brasil.
Crise na área de reciclagem é discutida em Assembléia Legislativa em Porto Alegre/RS
A grave crise enfrentada pelos trabalhadores da reciclagem de papel será tema de audiência nesta quinta-feira (12), na Assembléia Legislativa. Por iniciativa do deputado Carlos Gomes (PPS), um encontro entre representantes do Executivo, deputados e associações ligadas à reciclagem de papel deverá debater alternativas para o setor.
Catadores procuram alternativas para enfrentar a crise
A crise internacional derrubou o preço dos materiais recicláveis como a latinha, o plástico e o papelão, prejudicando as atividades dos catadores de reciclados. Para eles, os produtos estão rendendo metade do que rendiam no ano passado. Reciclagem de óleo de cozinha e limpeza de rua são alternativas.
Ambientalistas mirins querem reduzir lixo no carnaval
Grupo de ambientalistas mirins de Uberaba está promovendo uma campanha e conscientização da comunidade quanto à coleta seletiva do lixo durante o período de carnaval.
Prefeitura de Esteio recebe caminhão para Coleta Seletiva
Esteio - A Prefeitura de Esteio, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), recebe nesta segunda-feira, 16 de fevereiro, um caminhão reformado para a Coleta Seletiva. O veículo, que passou por melhorias na pintura, sistema hidráulico e estofados, foi reformado pela Gerdau, em parceria com a Associação de Recicladores e Catadores de Esteio (Arca).
Catadores terão apoio técnico e capacitação para enfrentar efeitos da crise
Cerca de 10 mil catadores de papel serão capacitados e receberão apoio técnico por meio de convênio firmado entre a Fundação Banco do Brasil (FBB) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Segundo o representante do Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável, Severino Lima Júnior, a categoria já sofre os efeitos da crise econômica.
Coleta seletiva é suspensa em Poços de Caldas/MG
A coleta de lixo seletivo em Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais, fica suspensa durante nesta semana. A Associação de Catadores decidiu nesta segunda-feira parar com o recolhimento do material, pois o depósito está cheio e as vendas tiveram uma queda significativa. As fábricas, principais consumidoras do lixo reciclável, pararam de comprar.
95 toneladas de material reciclável são recolhidas no litoral
O programa "Nossa Praia é Limpeza", do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), recolheu cerca de 95 toneladas de materiais recicláveis nos 40 primeiros dias da Operação Viva o Verão. O volume é três vezes maior do que o recolhido durante o mesmo período em 2008, quando foram mandadas para reciclagem 32 toneladas de resíduos. Todo material coletado é encaminhado para associações e cooperativas de coletores.
Catador de Belo Horizonte teve o corpo queimado por adolescentes
A vítima sofreu queimaduras de segundo e terceiro graus em 15% do corpo.
Exportação de sucata de ferro oxidou
O impacto da instabilidade econômica mundial no setor siderúrgico, com carteiras de pedido canceladas principalmente no maior consumidor mundial, a China, tem desdobramentos em todos os elos da cadeia.
Catadores mobíliam casa com ajuda do lixo
Catadores de Araçatuba/SP conseguem diariamente um pouco mais de conforto em seus lares com móveis, eletrodomésticos e materiais eletrônicos que encontram nas ruas da cidade ou que são doados pelos próprios moradores, após substituírem os antigos por outros mais modernos.
Parceria entre Prefeitura de Poços de Caldas e bancos visa fortalecer cooperativa de reciclagem
Na manhã desta quarta-feira (28), aconteceu uma reunião na sede da Caixa Econômica Federal, na rua São Paulo, para formalizar a implantação de um programa de fortalecimento da Cooperativa Ação Reciclar de Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Poços de Caldas. O programa é uma parceria entre Caixa, Fundação Banco do Brasil e Prefeitura e será desenvolvido pelo Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (Insea) de Belo Horizonte.
Seguradoras são principais motivadoras do projeto de reciclagem nas oficinas mecânicas do Sebrae
As grandes seguradoras de automóveis são as principais incentivadoras do novo programa sobre gerenciamento de resíduos nas oficinas mecânicas, que o Serviço de Apoio à Pequena e Micro Empresa (Sebrae) vai lançar no final de janeiro, disse à Revista Sustentabilidade o coordenador do projeto, Fernando Chinaglia.
Livro identifica transição para uma sociedade sustentável
A mentalidade extrair-produzir-descartar que dominou o mundo desenvolvido nos últimos 200 anos, está chegando ao fim. Esta é a idéia apresentada no livro, 'A revolução decisiva – como indivíduos e organizações trabalham em parceria para criar um mundo sustentável' (Editora Campus-Elsevier, 397p).
MG sanciona Política de Resíduos Sólidos
O Governo de Minas Gerais sancionou a nova política de resíduos sólidos que incentiva o mercado de reciclados, a formalização da atividade de catadores de materiais recicláveis e abre espaço para municípios cobrarem a 'taxa do lixo', segundo a Lei 18031/2009 publicada no Diário Oficial do Estado no dia 13 de janeiro.
Governo do Pará garante coleta seletiva no Fórum Social Mundial
A coleta de material reciclável nas universidades onde acontece o Fórum Social Mundial 2009 será realizada por cerca de 65 catadores ligados a associações e cooperativas da Região Metropolitana de Belém. A ação foi garantida por uma parceria entre o Comitê de Apoio ao FSM, ligado à Secretaria de Estado de Governo (Segov), e a Secretaria de Estado de Trabalho Emprego e Renda (Seter).
Aterro sanitário vira destino de recicláveis
Catadores deixam de recolher os materiais devido à queda nos preços
Produtos recicláveis esperam empresas
A quantidade de lixo encaminhada para a coleta seletiva aumentou em Pernambuco, mas o material tem encontrado obstáculos para chegar a seu destino e manter o ciclo. Parte desses produtos recicláveis está estocada nos galpões de cooperativas e associações de catadores porque as empresas recicladoras não acompanharam o ritmo da oferta nem do discurso de responsabilidade socioambiental.
Nossa Senhora do Socorro/SE quer implantar cooperativa de reciclagem de lixo
O município de Nossa Senhora do Socorro analisa a possibilidade de implantação de uma Cooperativa de Agentes Autônomos de Reciclagem – CARE -, a exemplo da que já funciona há dez anos na comunidade Santa Maria, em Aracaju, sob a coordenação do Ministério Público de Sergipe. A CARE Aracaju emprega 42 famílias de catadores de lixo da antiga lixeira da “Terra Dura”.
São Cristóvão/SE analisa criação de cooperativa de coleta no municipio
Visando exterminar os problemas de lixo no município de São Cristóvão, o prefeito Alex Rocha visitou a Cooperativa de Agentes Autônomos de Reciclagem de Lixo de Aracaju (Care) para observar o exemplo e trazer a experiência para o município.
Governo Federal libera recursos para catadores
O governo vai liberar R$ 42 milhões a fundo perdido aos catadores de material reciclável, categoria também atingida pela crise financeira mundial.
Catadores de material reciclável pedem ajuda
Com a crise, os preços pagos atualmente não permitem mais a sobrevivência dos catadores
Catadores de papel descobrem cooperativas
Diferente do que ocorria há alguns anos, muitos catadores estão organizados em cooperativas, o que valoriza o ofício e lhes dá maiores condições de crescer na vida.
Catadores sofrem para viver do lixão
Catadores de materiais recicláveis vivem de maneira subumana em barracos a poucos metros do Aterro Sanitário de Aparecida de Goiânia, no bairro Vale do Sol, desprovidos de saneamento básico, asfalto e energia nas residências. A alimentação dos moradores não é adequada, o lugar fica a mais de 10 quilômetros de qualquer mercado.
Sebrae vai ensinar oficinas mecânicas a destinarem resíduos corretamente
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vai apresentar no dia 28 de janeiro um projeto para capacitar as oficinas mecânicas à destinarem corretamente os resíduos de óleo, plástico, vidro e borracha, a entidade informou em comunicado à imprensa.
Governo vai destinar lixo reciclável a Associações de Catadores de Papel
A Companhia de Habitação do Paraná realizou nesta semana uma reunião com a procuradora do Ministério Público do Trabalho, Margaret Matos de Carvalho, representantes da Sanepar, do IAP e de Cooperativas de Catadores de Papel da Grande Curitiba e do Litoral, para discutir sobre a elaboração de um decreto para destinar todo o lixo reciclável das Secretarias e repartições públicas do Paraná às cooperativas.
Instituto Ecofuturo financia 5 cooperativas de catadores em SP
O Instituto Ecofuturo, que coordena o Programa Investimento Reciclável (PIR), divulgou a lista das seis cooperativas e associações da região metropolitana de São Paulo, de São Vicente e de São José dos Campos, que receberão financiamentos de até R$ 40 mil para comprar equipamentos, financiar as suas atividades e melhorar a infra-estrutura.
Crise mundial atinge comércio de recicláveis
Quem pensa que a crise prejudica apenas as grandes empresas está enganado. Em Uberaba, os reflexos já atingem catadores e cooperativas de reciclagem, que viram os lucros despencarem nos últimos dias. A queda na venda dos principais produtos (papel, papelão, garrafas pet) é uma das principais causas do problema. As empresas que compram os materiais das cooperativas diminuíram as encomendas.
Catadores param atividades em Londrina
Quatrocentos trabalhadores ligados à reciclagem em Londrina, região norte do Paraná, entraram em greve na manhã de ontem. A categoria alega que os serviços de recolhimento foram paralisados em toda a cidade pela ausência de valorização aos produtos recicláveis e falta de apoio por parte da administração municipal.
Aterro sanitário elimina problema de décadas de lixão a céu aberto em Colíder/MT
Além da obra, a prefeitura também se preocupou com as famílias que trabalhavam no lixão, fazendo a coleta de materiais recicláveis.
Decreto do Município de Salvador/BA destina recicláveis gerados no Carnaval aos Catadores
 
Venda de reciclável ainda é fraca
A Associação Brasileira de Embalagens (Abre) afirma que 46% das embalagens de vidro são recicladas no Brasil, somando 390 mil toneladas por ano. Já a Associação Brasileira de Alumínio (Abal), informa que o País reciclou 324 mil toneladas de alumínio, no último ano, ficando acima da média mundial, que é de 29,3%. A Associação Brasileira do Papelão Ondulado (ABPO), por sua vez, divulga que a taxa de reciclagem do material brasileiro é de 74%
Bolsas de Resíduos se multiplicam e oferecem oportunidades de comercialização de materiais recicláveis
Instrumento pouco conhecido entre a população, as Bolsas de Resíduos é uma estratégia recomendada pela Agenda 21 Brasileira como forma de contribuir com o desenvolvimento sustentável em esferas federais, estaduais e municipais, estimulando o aproveitamento de resíduos urbanos e industriais e sua reciclagem. Elas ajudam a movimentar toneladas de materiais no Brasil.
Associação de catadores de Arujá/SP estabelece metas para 2009
Fortalecer o trabalho, melhorar as condições físicas e de trabalhos para os catadores filiados à Cora (Associação dos Catadores dos Materiais Recicláveis de Arujá e Região) e assim agregar mais pessoas, essas foram algumas das metas anunciadas pelo presidente da entidade, Carlos Henrique Nicolau.
Reciclagem será tema de encontro em Porto Feliz/SP
No dia 15 de janeiro será realizado em Porto Feliz o 4º encontro com os catadores de materiais recicláveis para a implantação da Cooperativa de Reciclagem no município.
Árvore de Natal de Boa Vista/RR, feita com garrafas pet será desmontada terça-feira
A árvore de Natal montada pela Prefeitura de Boa Vista por trás do mini-terminal Luís Canuto Chaves, no Centro, será desmontada na próxima terça-feira, 06, às 9h, pela equipe da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Assuntos Indígenas.
Crise global atinge setor de materiais recicláveis
 
Comitê de Cidadania fecha com saldo positiv
Campanha Vivenciando os 3Rs destinou ontem R$ 3.120 para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uberaba (Fumdicau). Os recursos foram arrecadados com a venda de camisetas e sacolas de material biodegradáveis, como parte das ações integradas ao Dia V promovido pela Fiemg.
Cooperviva precisa de mais espaço para melhor atender a comunidade rio clarense
Projeto prevê aumentar em até 70% os bairros atendidos pela cooperativa em Rio CLaro/SP
Cooperativa coleta recicláveis durante a noite
A equipe da Coopervinte (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Votuporanga) começou nesta terça-feira (9/12) a coleta de isopor e demais recicláveis durante o funcionamento em horário noturno do comércio.
Conama renova representantes das ONGs nas plenárias e câmaras técnicas
O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) abriu o processo eleitoral para as entidades ambientalistas que queiram representar o segmento nas plenárias e nas câmaras técnicas do conselho em 2009 e 2010.
Abeaço aposta na reciclagem para crescer no mercado de embalagens de bebidas
A Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) vai apostar na reciclabilidade do aço para aumentar sua presença no mercado nacional de bebidas e alimentos e para isso, prepara uma campanha de informação sobre o produto, informou à Revista Sustentabilidade a gerente executiva da associação, Thaís Fagury.
Executivo atrasa conclusão de debate sobre política de resíduos no Congresso
A discussão sobre o projeto de lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos na Câmara dos deputados foi adiada por causa da demora do executivo em analisar o projeto, informou o gabinete do deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP) que coordena o grupo de trabalho que analisa a questão.
Catadores de material reciclável sentem efeitos da crise
A redução média dos preços de materiais recicláveis já é de 50%.
Slum vai ampliar coleta seletiva do lixo em 2009
A partir do próximo ano, a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) aumentará a coleta seletiva nos bairros da capital por meio da instalação de dois galpões de triagem no Complexo Benedito Bentes. O projeto já foi aprovado pelo Ministério das Cidades e deve beneficiar os moradores do Tabuleiro do Martins e Farol.
Cooperativa Unirenda, de Boa Vista, receberá caminhões para auxiliar na coleta seletiva
A Prefeitura de Boa Vista assinou em novembro um convênio com a Fundação Banco do Brasil para a aquisição de três caminhões que vão auxiliar na coleta seletiva de lixo. Os veículos serão enviados para a Cooperativa dos Amigos, Catadores e Recicladores de Resíduos Sólidos (Unirenda).
INSS escolhe entidade para reciclagem em Ribeirão Preto
Instituição abre licitação para definir cooperativa que vai reciclar lixo de órgãos públicos federais
Agências dos Correios passam a receber pilhas usadas em MG
O programa Cata-Pilhas vai disponibilizar à população postos para o recebimento de pilhas e baterias "fora de uso" em unidades de atendimento dos Correios em todo o Estado de Minas Gerais
Associação coleta 1,4 toneladas de recicláveis no INCRA
A superintendência regional do Incra em Rondônia assinou recentemente termo de compromisso com três associações de catadores de materiais recicláveis em Porto Velho - Unidos pela Vida, Asprovel e Ascavip - para participarem do programa "Coleta Seletiva Solidária".
Coleta seletiva de lixo em Cristalina/GO é avaliada
 
Catadores propõem emenda orçamentária para incluir cooperativas nas políticas de resíduos sólidos de SP
O Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) entregou à Comissão de Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo, no dia 27 de novembro, uma proposta de emenda ao orçamento de 2009 para garantir a ampliação da coleta seletiva e a inclusão de catadores no sistema de coleta de resíduos.
Reflexos da crise atingem catadores e cooperativas de reciclagem em Taubaté
Quem pensa que a crise prejudica apenas as grandes empresas está enganado. Em Taubaté, os reflexos já atingem catadores e cooperativas de reciclagem, que viram os lucros despencarem nas últimas semanas.
Em SP, projeto obriga empresas a recolher PET
Texto da deputada estadual Rita Passos altera prática vigente, em que município é responsável por reciclagem
Entrevista com o diretor de "À Margem do Lixo"
 
Correios seleciona entidades para coleta de materiais recicláveis
 
Bairros da Torre e Madalena, no Recife, recebem campanha de reciclagem
 
Empresa recicladora faz parceria com catadores de lixo
 
Programa ambiental vai recolher óleo de fritura em Apucarana/PR
A Cooperativa dos Catadores de Apucarana (Cocap), através do programa ambiental Sacola Verde começa a partir de segunda-feira, a coletar óleo de fritura usado, simultaneamente ao recolhimento de materiais recicláveis na cidade.
Catadadores urbanos, a novíssima e emergente classe social
 
Congresso de Catadores de Materiais Recicláveis no Rio de Janeiro discutiu condições de trabalho e importância da coleta seletiva
A necessidade de dar um destino correto aos resíduos sólidos foi o tema do debate no último dia (16) do 1º Congresso Estadual do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis.
Coleta Seletiva será implantada na capital alagoana
O sistema de coletiva seletiva de lixo deve ser implantado em breve em Maceió. Para isso, a Prefeitura instituiu um Grupo Gestor de Fomento da Coleta Seletiva na capital, que é formado por representantes de diversas secretarias do município, como as pastas de Limpeza Urbana, Meio Ambiente e Educação.
Catadores de materiais recicláveis reivindicam política pública para o setor
 
Catadores de materiais recicláveis fazem passeata no Rio
 
Cuiabá ganha Parque de Reciclagem
 
Terceira turma do curso de agente de Cuiabá ambiental se capacita em novembro
 
Tratamento dos resíduos sólidos nas cidades será debatido em audiência pública
A Subcomissão sobre Gerenciamento de Resíduos Sólidos, ligada à Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), aprovou nesta quinta-feira (6) requerimento para a realização de uma audiência pública que irá discutir a reciclagem de lixo no Brasil. O debate deverá ter como convidados o ministro das Cidades, Márcio Fortes, e o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Danilo Forte.
Seminário estimula coleta seletiva no Ceará
Servidores públicos da União, no Ceará, realizam na próximo sexta-feira, dia 7, o I Seminário de Articulação dos Órgãos Públicos Federais. O objetivo é sensibilizar os funcionários para o cumprimento do Decreto 5.940, de 25 de outubro de 2006, que cria a coleta seletiva dos resíduos recicláveis na esfera pública e estabelece a destinação às associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis.
Porto Feliz - SP se mobiliza para implantar cooperativa
Porto Feliz está bem perto de ganhar uma Cooperativa de Reciclagem. O consultor do Sebrae-SP, José Galba Aquino, esteve na cidade e reuniu-se com os catadores para orientá-los com relação à implantação da cooperativa no município. O prefeito Cláudio Maffei acompanhou a reunião com os catadores de recicláveis, que foi realizada no Paço Municipal.
I Semana Interna de Proteção e Segurança no Trabalho do Catador de Resíduos Sólidos entrega certificados aos catadores
 
Saiba mais sobre a cadeia produtiva de materiais como plástico, papel e alumínio
Os números e os pontos de vista mudam de acordo com o papel no ciclo nacional de ferrosos e não-ferrosos
Investimentos de US$ 5 milhões para catadores
Projeto prevê a compra de prensas para potencializar o trabalho dos catadores
Projeto de lei paulista quer obrigar cadeia a reciclar PET
 
Engenheiro fala sobre as conseqüências econômicas e sociais da reincidência de tributos sobre materiais recicláveis no Brasil
 
Importância da Agenda 21 Local no trato dos resíduos
 
Secretaria aposta na capacitação de catadores de lixo em Cuiabá
A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Smades) vem realizando cursos de capacitação de Agente Ambiental para catadores de lixo. A proposta é valorizar esse segmento, reconhecer a importância da atividade para o meio ambiente e resgatar a auto-estima desses trabalhadores.
Catadoras de recicláveis do DF discutem questões de gênero
Fundação Banco do Brasil apóia mobilização de trabalhadoras do setor
Estudo revela universo do catador de material reciclável
As iniciativas de inclusão do catador não vêm apenas do poder público. Em junho de 2005, o Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável (MNCR) demandou a pesquisa Análise do Custo de Geração de Postos de Trabalho na Economia Urbana para o Segmento dos Catadores de Materiais Recicláveis, apresentada publicamente em abril de 2006 e financiada pelo MDS.
Veja as conquistas do governo federal para reconhecer o trabalho dos catadores
 
Classificação Brasileira de Ocupação e Comitê Interministerial contribuem na inclusão e no reconhecimento do catador
Desde 2002, os catadores contam com um instrumento importante no caminho do reconhecimento de sua atividade como profissional: a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), documento que reconhece, nomeia e codifica os títulos e descreve as características das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.
A história e o porquê de ser do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis
Desprovidos de capital, instrumentos de trabalho, capacitação e organização social e econômica, os catadores encontram-se submetidos a uma lógica de dependência e exploração. Fundado em meados de 1999, no 1º Encontro Nacional de Catadores de Papel, o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) nasceu para defender essa população, que ainda está desorganizada, trabalhando geralmente em péssimas condições e vivendo em situação de pobreza crítica.
Duas histórias, dois contextos e o mesmo trabalho: catar material reciclável nas ruas da maior metrópole brasileira
As histórias de vida são diferentes, mas muito têm em comum Gilberto Adão da Silva, 54 anos, e Gilvan Gomes da Paixão, 39. Como milhares de brasileiros, eles vieram da região Nordeste para fazer a vida na maior metrópole brasileira: São Paulo.
Deputados devem retomar debate de resíduos sólidos após pleito
O grupo de trabalho que discute a política nacional de resíduos sólidos na Câmara dos Deputados deve retomar os trabalhos após as eleições municipais, a secretaria de comissões especiais.
Reciclagem de PVC avança e indústria busca matéria-prima renovável
A reciclagem e o desenvolvimento de produtos de matéria prima renovável estão cada vez mais presentes na pauta da indústria de policloreto de vinila (PVC), plástico de alta durabilidade muito usado na construção civil, informou o Instituto de PVC.
Avina destaca-se como um dos principais apoiadores do MNCR
Entre as organizações, as associações ou os institutos que apóiam de alguma forma os catadores, uma é destacada pelo Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR). Fundada em 1994 pelo empresário suíço Stephan Schmidheiny para promover o desenvolvimento sustentável por meio de alianças entre empresas privadas bem-sucedidas e responsáveis por entidades filantrópicas que fomentam a liderança e a criatividade, a Avina é uma organização sem fins lucrativos financiada pela VIVA Trust e estabelece parcerias com líderes da sociedade civil e do empresariado em suas iniciativas nos países ibero-americanos.
Show de banda na Bahia utilizará material reciclável
A produção do evento fez parceria com a Associação de Catadores de Papel, Papelão e Material Reciclável (Asmare) e o material de divulgação do show foi produzido com papel reciclável.
Projeto Catadores de Esperança Será Inaugurado no Espírito Santo
O Projeto Catadores de Esperança coordenado pela Pastoral da Ecologia de Marataízes, em parceria com a Petrobras e Prefeitura de Marataízes vem sendo desenvolvido com o objetivo de proporcionar a coleta do lixo seco, visando uma melhoria na qualidade de vida dos recicladores envolvidos.
Design sustentável muda a qualidade de vida do Varjão no DF
O Sebrae do Distrito Federal, em parceria com a Administração Regional do Varjão, criou duas novas associações com o intuito de melhorar as condições de vida dos moradores da cidade. Oficializaram-se, então, no dia 30/8, a Central de Costura e Artesanato Girassol e a Central de Reciclagem CRV. Agora, os dois projetos que geram renda de forma sustentável são associações reconhecidas e legalizadas. Em pouco tempo, foram feitas várias parcerias e a doação dos equipamentos necessários para as cooperativas.
Municípios têm prazo para implantação de sistemas de disposição de resíduos
Cidades com população acima de 30 mil habitantes têm prazos definidos para requererem licença ambiental para sistemas de disposição de resíduos sólidos urbanos. A Deliberação Normativa (DN) Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) nº 119, estabelece que municípios entre 30 e 50 mil habitantes têm até 30 de novembro de 2008 para formalizar seus pedidos de Licença de Instalação (LI) e até novembro de 2009 para Licença de Operação (LO). Municípios com população acima de 50 mil têm até 31 de outubro de 2008 para formalização dos processos de Licença de Operação - LO.
Paraná seria X Encontro Nacional de Mulheres Catadoras de Material Reciclável
Mais de 300 mulheres participam neste final de semana do 1o Encontro Nacional de Mulheres Catadoras de Material Reciclável, que será realizado na Associação Banestado, no balneário Praia de Leste, em Pontal do Paraná.
Comércio será responsável pela coleta de pilhas e baterias usadas
Todos os pontos de venda de pilhas e baterias do país deverão ter, dentro de dois anos, postos de coleta para receber os produtos descartados pelos consumidores, segundo nota divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente. A resolução foi aprovada pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente no dia 11 de setembro e será regulamentada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente.
Associação estuda projeto de reciclagem de veículos sem condições de circular
A reciclagem de veículos necessitará de empresas especializadas e uma regulamentação específica para começar a andar, segundo a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) que retomou a discussão de um projeto sobre o assunto para automóveis que saíram de linha ou estão impróprios para circulação, segundo reportagem da Agência Brasil.
Material Reciclável da Polícia Federal em Brasília rende caminhão para catadores
 
Logística reversa de celulares começa a render
Há sete anos o auditor ambiental Marcelo Oliveira percebeu um desafio e uma falha no mercado de celulares e outros eletrônicos: a falta de organização logística para cumprir a normas legais de disposição de baterias. Hoje, Oliveira é o principal coletor da maioria das operadoras e já estuda entrar na logística reversa do setor de informática e outros eletrônicos.
Erradicação dos lixões é discutida entre instituições do Amapá
O Fórum estadual de lixo e cidadania ( FELC-AP) é um espaço para discussão, proposição, integração, sensibilização, capacitação e apoio técnico para a gestão de resíduos sólidos nos municípios do Amapá, obedecendo as normas estabelecidas pelo Programa Nacional Lixo & Cidadania e pela Política Estadual de Resíduos Sólidos. O programa envolve entidades governamentais, não governamentais e da iniciativa privada relacionadas à gestão integrada de resíduos sólidos.
Coleta seletiva é praticada em cerca de 19 bairros de João Pessoa/PB
 
Conama quer mais rigidez na destinação correta de pneus descartados a partir de 2009
A partir de 2009, todos os pneus comercializados no Brasil deverão ter destino adequado segundo proposta de resolução que deve ser aprovada pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) até dezembro.
Governo do RJ adia projeto sobre fiscalização de ferros-velhos para ouvir catadores
O deputado Paulo Melo (PMDB), líder do governo na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, retirou o projeto de lei que tornaria mais rigorosa a fiscalização do comércio de sucatas no estado, para incluir a opinião de catadores de materiais recicláveis.
Lixo reciclável recuperado no país ainda é pouco, diz secretário nacional de Saneamento Ambiental
Enquanto cada brasileiro produz em média 920 gramas de lixo sólido por dia, a quantidade de lixo reciclável que é recuperada, seja na coleta seletiva seja por catadores, chega apenas a 2,8 kg por ano, por habitante. “É um volume baixo em relação ao que é produzido porque, na verdade, a coleta seletiva atinge um percentual só do volume produzido”, afirmou, em entrevista à Agência Brasil, o secretário nacional de Saneamento Ambiental, Leodegar Tiscoski.Os dados são do Diagnóstico do Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos/2006, feito pelo Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento (SNIS).
Associação de catadores é alvo de estudos em documentários da fundação AVINA
Na tarde da última sexta-feira, 22, a profissional Andrea Tissenbaum, da Fundação Avina, juntamente com sua equipe de filmagem esteveram na sede da CORA (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Arujá) para captação de imagens e informações. Os dados serão incluídos no projeto "Catadores de Materiais Recicláveis do Brasil - A Experiência Cata Sampa", desenvolvido por Andrea.
Catador de lixo é indicado para levar prêmio nacional
O vice presidente da Coopervida (Cooperativa dos Agentes Recicladores Vida Nova), José Pedro Tavares, já foi sapateiro, eletricista e catador em lixão, mas desta vez foi pego de surpresa pela indicação ao Prêmio Betinho - Atitude Cidadã, do COEP Brasil - Rede Nacional de Mobilização Social. O prêmio faz parte das comemorações pelos 15 anos da rede e busca valorizar pessoas que lutam cotidianamente contra a fome e pela promoção da cidadania.
Para secretário, recuperar lixões é prioridade do governo
Brasília - O secretário nacional de Saneamento Ambiental, Leodegar Tiscoski, disse que a ação que requer mais urgência do governo federal no que diz respeito ao manejo de resíduos sólidos é destinar recursos e apoiar os municípios para a recuperação dos lixões - que são mais de 1,5 mil em todo o país - com a construção ou manutenção de aterros sanitários. Fonte: Agência Brasil
Crianças trabalham em lixão sem licença ambiental em município de Goiás
 
Correios contrata interessados para destinação de lixo reciclável
A Empresa Brasileira de Correios E Telégrafos (ECT), Regional Santa Catarina abriu esta semana processo de habilitação e seleção de Associações e Cooperativas de catadores de materiais recicláveis para destinação dos resíduos recicláveis descartados.
Reciclagem movimenta R$ 8 bilhões mas falta lei
Referência para países em desenvolvimento, Brasil carece de marco regulatório que ajude a ampliar atividade, que gera renda para 800 mil pessoas.
Secretaria das Cidades avalia coleta seletiva do lixo em Goiânia-GO
Servidores da Secretaria das Cidades e representantes dos municípios envolvidos participam na terça-feira (26), às 14h, de exposição sobre o processo de implantação do programa de coleta seletiva do lixo em Hidrolândia e Cristalina.
Programa combate desperdício em secretarias e órgãos do Governo
A preservação do meio ambiente por meio do combate a todas as formas de desperdício de recursos naturais na administração pública do Estado de Pernambuco é uma das preocupações do atual Governo do Estado, que lançou o Programa da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P)
Portal mostra postos de coleta de "lixo" reciclável em todo o país
 
Governo e Tetra Pak mostram resultados de parceria
Houve um aumento do número de entidades voltadas à coleta seletiva e ampliação do volume de embalagens
Educação Municipal promove I Encontro de Multiplicadores da Coleta Seletiva em Goiânia/GO
Secretaria Municipal de Educação promove a partir de hoje, 15, o I Encontro de Multiplicadores da Coleta Seletiva da Rede Municipal de Educação (RME). O encontro tem o objetivo de apresentar para dirigentes, coordenadores e apoios pedagógicos das 326 Instituições de Ensino e das 5 Unidades Regionais de Educação (UREs) do Município, o Projeto Selecionar – um subprograma do Programa Goiânia Coleta Seletiva, voltado para o Setor Educacional.
Faltam maquinários para os catadores trabalharem em Orleans/SC
Fundada em outubro do ano passado, a Associação de Catadores de Orleans (Acor), ainda não deu início as suas atividades por falta de maquinário. Por causa disso, essa semana, integrantes da Associação levaram até o Legislativo um projeto para que o município faça a compra dos materiais.
Prefeitura de Arujá-SP amplia coleta seletiva para toda a cidade
A partir da próxima quarta-feira, 20 de agosto, a Prefeitura de Arujá ampliará o Programa de Coleta Seletiva para mais 16 locais. Todo o lixo coletado é destinado à CORA (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Arujá) que faz a separação dos materiais e dá a destinação correta aos mesmos de acordo com a legislação ambiental.
Deputados ouvem CNI sobre incentivos para política de resíduos sólidos
O grupo de trabalho de resíduos sólidos da Câmara dos Deputados vai se reunir no dia 13 agosto para discutir a proposta da Confederação Nacional das Indústrias sobre incentivos fiscais e tributários para instituir uma política nacional de resíduos sólidos.
Coleta seletiva recolhe 30 toneladas por mês em Dourados
Iniciativa livra aterro de 360 toneladas de lixo reciclável por ano, gera renda, educa e poupa o meio ambiente.
Parceria irá construir centro de reciclagem em Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá e o Banco do Brasil (BB) firmaram ontem (06-08) parceria para construir um centro de referência de reciclagem de resíduos sólidos urbanos em Cuiabá.
Município de Boa Vista/RO prepara programa de rádio com temática ambiental
Os temas das palestras realizadas pela Divisão de Educação Ambiental da Prefeitura de Boa Vista em escolas e centros sociais vão se transformar em programas de rádio. O objetivo é aumentar o alcance do trabalho educativo e contribuir para a criação de hábitos saudáveis na população.
Eco Falls e Feira dos Municípios esperam cerca de 1,5 mil pessoas em Foz do Iguaçu
Abre nessa quarta-feira, dia 6, o Iguassu Eco Falls 2008 que será realizado paralelamente ao IV Congresso e Feira Nacional de Produtos e Serviços para Municípios, no Centro de Convenções em Foz do Iguaçu. O evento é destinado a gestores públicos e vai reunir exemplos de ações e de projetos de sustentabilidade voltados para as soluções municipais.
Lixo é retirado da Baía de Guanabara/RJ
Pelo menos 280 quilos de lixo foram removidos da Baía de Guanabara nesta segunda-feira (4), no primeiro dia da operação que, segundo a Secretaria Estadual de Ambiente, será permanente. O lixo foi levado para a ecobarreira do Cais do Porto, onde será separado por cooperativas de catadores para reciclagem.
Parceria entre multinacional, associação de catadores e prefeitura garante reciclagem nas escolas em Parintins/AM
A Associação dos Catadores de Lixo de Parintins, a multinacional Coca-cola e a Secretaria do Meio Ambiente e estão firmando parceria para a implantação do projeto “Reciclou Ganhou” nas escolas de Parintins. Segundo o projeto, as escolas que aderirem à campanha serão beneficiadas, a partir da coleta e disponibilização para a Associação dos catadores lixo.
Empresas preocupadas com meio ambiente reciclam PVC
São Paulo - Material versátil, o PVC (policloreto de vinila), utilizado na construção civil, arquitetura, saneamento básico, brinquedos, revestimento de carros, entre outras aplicações ganha cada vez mais espaço no mundo da reciclagem. O exemplo vem de Juazeiro do Norte (CE), onde empresas trabalham na reciclagem de PVC para produção de sandálias.
Fórum Lixo e Cidadania e IBGE reunem órgãos de Fortaleza
 
Paraná inaugura maior aquecedor solar do Brasil feito com garrafas PET
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do estado do Paraná inaugurou no dia 21 de julho o maior aquecedor solar do país feito com garrafas PET e embalagens longa vida.
O lugar de lixo é na reciclagem
Empresários lucram com a reciclagem de lixo na Região Metropolitana de Fortaleza.
Estudantes da UFMG desenvolvem carrinho para catador de papel
Motor e mais conforto para substituir a força bruta e o cansaço dos músculos. Em vez de correr pelas ruas de Belo Horizonte puxando cargas gigantescas de papel e papelão, os catadores de materiais recicláveis vão poder contar com um novo modelo de carrinho para a coleta dos produtos. A UFMG acaba de desenvolver um veículo motorizado com capacidade para puxar até 800kg.
Prefeitura de Recife e empresariado debatem coleta seletiva
A Prefeitura do Recife, em parceria com o Instituto Ethos, promove nesta sexta-feira um encontro com trinta representantes de empresas e instituições para discutir e incentivar a responsabilidade ambiental na sociedade civil. Em debate, a coleta seletiva e o destino final do lixo nas grandes capitais. O evento acontece logo mais, a partir das 9h, na sede da Diretoria de Limpeza Urbana da Emlurb.
Incra - RO firma parceria com catadores e implanta coleta seletiva de lixo
A superintendência regional do Incra em Rondônia assinou termo de compromisso com três associações de catadores de materiais recicláveis - Unidos pela Vida, Asprovel e Ascavip – e lança nesta sexta-feira (25), o programa "Coleta Seletiva Solidária", às 8h30, no auditório da sede, em Porto Velho, com a participação dos servidores, das associações e empresas terceirizadas que atuam no órgão.
Cuiabá inicia implantação de coleta seletiva de lixo
A Secretaria de Meio e Desenvolvimento Urbano (Smades) inicia, no mês de agosto, a implantação da coleta seletiva de lixo nos condomínios residenciais, nas indústrias e comércios de Cuiabá. A primeira etapa do trabalho será coordenada pelo Centro de Educação Ambiental da Secretaria. A proposta é desenvolver a conscientização da sociedade sobre a importância desse processo. Palestras, panfletos explicativos e visitas serão realizadas para ensinar a separação dos resíduos sólidos e apontar as adequações necessárias em cada estabelecimento.
Programa de coleta seletiva da Trensurb em Porto Alegre supera expectativas
A Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb), controlada pelo governo federal, coletou 43,6 toneladas de materiais recicláveis em 13 meses, em uma operação que recolhe o material nas estações depois das operações diárias dos trens.
Indústria propõe isenção fiscal e inclusão social para melhorar reciclagem
Nas primeiras duas reuniões do Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos da Câmara dos Deputados foram discutidas os detalhes do projeto de lei 1991/2007 e propostas de entidades do setor privado, estas últimas, propondo a inclusão de cooperativas de catadores no sistema e isenção de impostos na cadeia de logística reversa.
Encontro em Corumbá/MS discute formação de educadores ambientais
Uma reunião programada para a próxima terça-feira, 22 de julho, em Corumbá, vai abordar o projeto de formação de educadores ambientais para a sustentabilidade das bacias do Miranda e Apa. O Coletivo Educador vai permitir disseminação de informações junto aos quatro segmentos, já definidos: Comunidade Escolar, Agentes e Lideranças Comunitárias, Catadores de Recicláveis e Administração Pública. O projeto vai envolver diretamente cerca de 100 pessoas com o Processo de Formação, que serão multiplicadores, repassando informações a um grupo maior, atendendo cerca de 500 pessoas.
UFMG apresenta veículo motorizado para coleta de material reciclável
A UFMG apresenta, nesta sexta-feira, 18 de julho, dois protótipos de veículo motorizado para coleta de recicláveis. O lançamento oficial do veículo acontece às 10h, no auditório da Reitoria, no campus Pampulha. Desenvolvido por pesquisadores e alunos do Grupo Baja - UFMG, do Departamento de Engenharia Mecânica, o Projeto Recicar é resultado de demanda apresentada à Universidade pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).
Lixo poderia gerar 5% da matriz energética brasileira, estima estudo
A oferta de energia no Brasil cresceu 5,9% no ano passado, comparativamente a 2006, passando de 225,9 milhões para 239,4 milhões de toneladas equivalentes em petróleo (tep) – uma unidade de medida que, em parâmetros internacionais, corresponde a mais ou menos 10 mil megacalorias. Segundo dados preliminares do Balanço Energético Nacional (BEN), da Empresa de Pesquisa Energética do Ministério das Minas e Energia (EPE/MME), o grande impulso para este crescimento foi a cana-de-açúcar, com uma alta de 17,1%. Contudo, se – retirada a parte reciclável – toda fração restante do lixo brasileiro fosse processada em incineradores com tecnologia adequada para tratamento de gases derivados desse processo, o país poderia gerar 5% de sua oferta energética e ainda deixar de depositar no solo estes resíduos.
Congresso aprova LDO para 2009 deixando de fora destaque de inclusão de cooperativas de catadores
cinco destaques receberam recomendação favorável da relatora do projeto da LDO, senadora Serys Slhessarenko (PT-MT). Três deles foram aprovados e dois acabaram rejeitados na votação simbólica, depois de acordo entre os líderes. Um dos que não passaram foi o destaque liderado pelo senador Flávio Arns (PT-PR) com a finalidade de incluir as cooperativas de catadores de produtos recicláveis no rol das entidades sem fins lucrativos que poderiam receber no próximo ano recursos federais para investimentos (auxílios).
Emater-PA lança campanha de coleta seletiva de lixo
A Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará) lançou, esta semana, a campanha interna Emater Recicla. A ação, embora pensada desde 2007, tem respaldo no recente decreto estadual que versa sobre a coleta seletiva de lixo nos órgãos públicos, documento assinado em 15 de fevereiro de 2008 pela governadora Ana Júlia Carepa.
Parceria entre governo e Cáritas traz melhorias para catadores
O governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Regional (Sedurb), aderiu ao projeto de coleta seletiva do município de Bragança, em junho deste ano. A ação vem sendo desenvolvida na área do lixão pela Cáritas Metropolitana há cerca de dois anos. O Estado vai fornecer a estrutura adequada para que seja feita a coleta seletiva de porta em porta na cidade, melhorando a qualidade de vida e a renda dos catadores.
Catadores ganham carrinhos com cobertura de lona em Lages/SC
Abaixo de sol ou de chuva. Era assim que Geovane de Oliveira Corola, 62 anos, trabalhava catando papéis para vender e incrementar a renda em casa. Ele e mais quatro pessoas moradoras dos bairros da Área Industrial receberam carrinhos metálicos com cobertura para que possam realizar seu trabalho com mais segurança e dignidade.
Gigante do varejo lança sacola de compras retornável em Porto Alegre e forma parceria para a reciclagem de resíduos
Por meio de seus institutos socioambientais, duas mega-empresas estadunienses lançam no segundo semestre deste ano um programa de coleta e reciclagem de resíduos. A “Estação de Reciclagem”, nome do projeto, terá como função promover a coleta e o correto processamento de resíduos recicláveis.
Impasse no tratamento do lixo em Maringá/PR
Desde o começo do ano, a Prefeitura e o consórcio Biopuster vêm utilizando um sistema de separação e tratamento de resíduos sólidos. Contudo, algumas associações de catadores de papel e cooperativas reclamam que não foram consultadas sobre o impacto na vida econômica de quem depende de materiais recicláveis para sobreviver.
Grupo de Trabalho sobre resíduos sólidos ouve empresários e catadores
O Grupo de Trabalho sobre Resíduos Sólidos realiza audiência pública hoje para ouvir representantes de empresas de reciclagem, da indústria química, de órgãos governamentais e de catadores de materiais recicláveis.
Cooperativa de reciclagem de Ubatuba recebe equipamentos para agilizar o trabalho
A cooperativa de reciclagem de lixo Cooperuba-tuba recebeu na tarde desta quarta-feira, 2, uma prensa hidráulica, uma balança e equipamentos de proteção individual (capacetes, luvas e fones de ouvido). O material foi doado através de uma parceria entre a Prefeitura de Ubatuba, a Nestlé e a Ong Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem).
Catadores criam central para otimizar reciclagem em São Paulo
Para centralizar os esforços das cooperativas e facilitar a busca por empresas compradoras de resíduos sólidos, os catadores de lixo do ABC se uniram e criaram a Coopsente. O principal objetivo é tentar colocar o máximo de produtos na indústria final, como são chamadas as grandes empresas que compram materiais reciclados.
Política de Resíduos Sólidos de MG está pronta para Plenário da Assembléia Legislativa
De acordo com o projeto, o poder público deverá fomentar a implantação de coleta seletiva nos municípios e a criação de organizações de catadores dedicados a coleta, separação, beneficiamento e comercialização de resíduos.
Governo federal e Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis assinam termo de compromisso
A ministra em exercício do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Arlete Sampaio, participou nesta quinta-feira (03/07) da assinatura do Termo de Compromisso entre órgãos do governo federal e o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR). O documento estabelece o compromisso com o MNCR para construção de uma política pública no reconhecimento do trabalho dos catadores e desenvolvimento de ações para inclusão social e econômica do trabalhador.
Deputados vão a São Paulo debater política de resíduos sólidos
Integrantes do grupo de trabalho que examina o parecer da Comissão Especial sobre Resíduos Sólidos (PL 203/91) participam hoje, em São Paulo, de debate sobre "As cooperativas de catadores e a mobilização social na Política Nacional de Resíduos Sólidos".
Técnica transforma lixo em artesanato na Universidade de Brasília
Aluno desenvolve artesanato a partir de papéis descartados e quer repassar tecnologia a catadores.
Emlur recadastra os agentes ambientais da coleta seletiva em João Pessoa/PB
A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) deu início nesta segunda-feira (30) ao recadastramento dos agentes ambientais (catadores), que trabalham no Centro de Triagem do Aterro Sanitário Metropolitano e nos quatro núcleos de coleta seletiva espalhados pela cidade. A ação tem o objetivo de detectar o ingresso de novos agentes e, além disso, observar se eles estão trabalhando com os itens de segurança necessários, a exemplo de fardamento, botas e luvas.
Conselho Regional de Contabilidade substitui copos descartáveis por canecas de porcelana
O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo disponibilizou aos seus funcionários canecas de porcelanas para serem usadas no lugar de copos plásticos descartáveis, a entidade informou em comunicado à imprensa. A medida faz parte da política de defesa do meio ambiente adotada pela entidade, que já pratica a separação dos resíduos, além de usar somente papéis e envelopes de papel reciclado.
Prefeitura de Botucatu e governo do estado de São Paulo doam prensa para cooperativa de catadores
A Prefeitura de Botucatu e a Secretaria de Planejamento do Estado de São Paulo doaram duas prensas para compactação de resíduos recicláveis para aumentar a capacidade de coleta da Cooperativa de Agentes Ambientais que trabalha no município, a prefeitura informou em nota.
Entrevista com o diretor de operações do Instituto Triângulo, Fabrício França, sobre a destinação do óleo e sua reciclagem.
Diariamente, em milhões de lares brasileiros, o óleo utilizado na fritura de alimentos é jogado fora pela pia da cozinha. O ato, muito comum, é aparentemente inofensivo. Mas os impactos ambientais são de proporções trágicas. Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), um litro de óleo polui milhões de litros de água. As pessoas podem evitar seu desperdício irresponsável guardando-o em garrafas plásticas e levando-o a cooperativas e centrais de triagem, onde terá um destino adequado. O que poucos sabem é que o resíduo pode ser reciclado e transformado em sabão. É esse um dos trabalhos do Instituto Triângulo, como explica o diretor de operações Fabrício França.
Moradores de Dourados/MS são orientados sobre coleta seletiva
Agentes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Canaã I orientaram os moradores das casas do bairro sobre como separar o lixo para a coleta seletiva.
Frente quer votar política de resíduos sólidos neste ano
A Frente Parlamentar Ambientalista pretende apresentar substitutivo à proposta de Política Nacional de Resíduos Sólidos (PL 203/91). Novos debates sobre o tema começam na próxima semana, e os parlamentares querem que o projeto seja aprovado ainda neste ano.
Para engenheiro sanitarista da UFMT a implantação da coleta seletiva em Cuiabá ajudaria a resolver problemas sociais e ambientais.
Por dia, são recolhidas 450 toneladas de lixo pelos caminhões, material que vai direto para o aterro sanitário. Deste total, 70% poderiam ser reciclados, o equivalente a 350 toneladas.
Catadores de material reciclável de Campinas são beneficiados com verba do PAC
Matéria veiculada no site da rádio CBN Campinas, no dia 19/06/08, sobre a Oficina do Decreto, realizada em Campinas, nos dias 19 e 20/06/08.
Programa de coleta seletiva de resíduos sólidos e orgânicos é lançado em São Roque/SP
Será lançado oficialmente na próxima semana o Programa de Coletiva Seletiva de resíduos Sólidos e Orgânicos, com o objetivo de consolidar a política municipal de desenvolvimento sustentável. O programa é um trabalho em parceria entre os Departamentos do Bem Estar Social e Educação, Programa de Jovens, Câmara Municipal, Cooperativa de Catadores Cooper-Sol, empresas locais e também com outros municípios.
A escola dos meninos catadores
Em uma escola em Fortaleza, muitos alunos catam material reciclável quando não estão estudando. Desde cedo, eles têm de lidar com o fardo de sustentar suas famílias
Alunos da UFSCar criam programa sobre reciclagem
Alunos do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desenvolveram um programa para integrar o trabalho entre moradores, cooperativas de coleta e empresas de reciclagem. O projeto visa organizar o sistema de coleta, incentivar a participação da população e a criação de políticas ambientais.
Supermercados procuram por caminho sustentável
Setor discute ações ambientalmente corretas para respeitar consumidor
Prefeitura de Catanduva promove campanha de reciclagem de lixo
A Prefeitura de Catanduva promoverá campanha de reciclagem de lixo nas escolas municipais. A ação será realizada de 2 a 30 de junho, em parceria entre Fundo Social de Solidariedade e secretarias de Educação, de Assistência Social e de Desenvolvimento, Emprego e Relação do Trabalho.
Catadores de recicláveis de Foz do Iguaçu já operam carrinhos elétricos
Foram entregues na última segunda-feira (19), 18 carrinhos elétricos para os catadores de Foz do Iguaçu que foram treinados. A iniciativa foi da Secretaria do Meio Ambiente de Foz do Iguaçu, através do Programa da Coleta Solidária.
Catadores de materiais recicláveis recebem carrinho elétrico desenvolvido pela Itaipu Binacional
Nesta sexta-feira (16), na Central de Armazenagem da Itaipu, o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Miguel Samek, fará a entrega do primeiro lote de carrinhos de coleta de materiais recicláveis movidos a eletricidade.
Catadores e carroceiros de material reciclável vão começar a trabalhar com triciclos em Brasília/DF
Foram entregues hoje 13 triciclos com capacidade para até 1,2 t a 12 cooperativas do Distrito Federal
Meio Ambiente reúne entidades para discutir gestão de resíduos sólidos em Maceió
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) promove na próxima terça-feira (13) uma reunião com diversas entidades para discutir o Plano de Regionalização da Gestão de Resíduos Sólidos e o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos dos Municípios Alagoanos inseridos na Bacia do Rio São Francisco.
Prefeitura de Quatis/RJ realiza curso de capacitação de catadores
Na próxima semana, terá início em Quatis o curso de capacitação do projeto Recicla Quatis.
Catadores de materiais recicláveis de Rio Branco conhecem Projeto Reca
O modelo de organização e as experiências do Projeto de Reflorestamento Econômico Consorciado e Adensado (Reca) foram apresentados aos representantes da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Rio Branco.
Coleta seletiva é realizada em Nova Andradina/MS em parceria entre Prefeitura Municipal e UFMS
A coleta seletiva já abrange os quatro quadrantes do município, e é realizada de segunda à sexta-feira, com apoio do Governo Municipal que cede o caminhão, combustível e motorista para que os 11 catadores desenvolvam seu trabalho na coleta seletiva.
Funasa-RO implanta coleta seletiva de lixo
Com objetivo de preservar o meio ambiente e apoiar as cooperativas de catadores de materiais recicláveis, a Coordenação Regional da Funasa em Rondônia (Core-RO) iniciou na segunda quinzena de abril, coleta seletiva do lixo produzido na sede da entidade, em Porto Velho.
Trabalho no Aterro da Estrutural em Brasília/DF será controlado
A partir desta terça-feira (06/05), a entrada no Aterro da Estrutural será controlado e fiscalizado. A força-tarefa que irá organizar o sistema de trabalho dos catadores e compradores do material lá depositado atuará até esta quinta-feira (08/05) para impedir que pessoas não cadastradas entrem no local. Os menores de 18 anos foram cortados da lista e os restantes deverão trabalhar de colete e crachá.
PAC investirá mais de R$ 1 milhão em Guarulhos (SP) para o tratamento de material reciclável
Servidores públicos e representantes do Movimento Nacional dos Catadores participam de oficina hoje (05), para debater a coleta seletiva nos órgãos federais
Oficinas de reciclagem devem fazer a prevenção contra o mosquito da Dengue
Locais de reciclagem de lixo podem ser criadouros do Aedes aegypti, proliferando a doença. É necessário que os recicladores fiquem atentos à prevenção.
Associação de catadores faz protesto para denunciar a precariedade de trabalho
Durante passeata no Dia do Trabalhador, Catadores pediram mais apoio dos governantes para a organização de cooperativas.
Centro de Materiais Recicláveis de Rio Branco/AC será entregue em um mês
O primeiro Centro de Materiais Recicláveis do Município de Rio Branco será inaugurado em 30 dias pela Prefeitura e será administrado em forma de cooperativa. A construção é financiada pela Fundação Banco do Brasil, cujo valor final será de quase R$ 400 mil.
TRT lança a coleta seletiva do lixo
 
Governo federal quer diminuir produção de lixo nas repartições públicas em Fortaleza (CE)
 
Municípios do Pará receberão cerca de R$ 2,5 milhões do PAC para coleta seletiva de material reciclável
Representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, vão a Belém para debater a questão da coleta seletiva nos órgãos públicos
Coleta Seletiva Solidária é primeira ação da A3P na ENAP
A Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), uma iniciativa proposta pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), em 1999, ganha a cada dia mais adesões de órgãos públicos. A Agenda Ambiental da Administração Pública é uma ação voluntária, idealizada a partir da premissa de que o governo federal possui um papel estratégico na revisão dos padrões de produção e consumo e na adoção de novos referenciais em busca da sustentabilidade socioambiental. Um de seus propósitos é incentivar o comprometimento individual e coletivo com a mudança de hábitos, entre eles, a adoção de tecnologias mais eficientes, capazes de poupar matéria-prima e reciclar seus resíduos. Os fundamentos da A3P encontram-se na Agenda 21, na Declaração do Rio e na Declaração e Plano de Implementação de Johannesburgo.
Prefeitura de Bauru começa a receber lâmpadas fluorescentes
O objetivo é destino é dar um destino ecologicamente correto, evitando a contaminação ambiental
Lula efetiva liberação de recursos do PAC para Foz
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva liberou R$ 28,4 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento, PAC, para Foz do Iguaçu. A maior parte dos recursos será usada para construção do alcoolduto. Dentre outros programas beneficiados está o repasse de R$ 1,1 milhão para ampliação do projeto de coleta seletiva. O recurso será utilizado para construção de barracões, fornecimento de equipamentos de segurança, aquisição de veículos, assistência às famílias dos catadores e ampliação de 250 para 520 trabalhadores atendidos no projeto.
BNDES e Ministério do Desenvolvimento Social assinam acordo de cooperação
O BNDES e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome firmaram no dia 12 de março (quarta-feira), em Brasília, um acordo de cooperação técnica que formaliza a parceria entre as duas instituições. Uma das ações desenvolvidas entre as duas instituições, foi a linha de apoio a cooperativas de catadores de materiais recicláveis, lançada em outubro de 2007. A linha foi criada a partir de proposta conjunta dos ministérios do Trabalho e Emprego, das Cidades e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Fundação BB leva inclusão digital para Cooperativa de Reciclagem
Foi lançado no sábado passado (14/03) pela Fundação Banco do Brasil e a Cooperativa de Reciclagem Unidos pelo Meio Ambiente, a "Estação Digital Cruma", na Vila Varela, em Poá, região metropolitana de São Paulo.
Sopa de lixo 'maior que os EUA' bóia no Pacífico, diz jornal
Uma imensa área no norte do Oceano Pacífico estaria tomada por uma "sopa de lixo" gigante com tamanho que pode ser duas vezes o do território dos Estados Unidos, afirma uma reportagem publicada pelo jornal britânico The Independent.
Alumínio está no limite do que é possível reciclar
"Estamos no limite do que é tecnicamente possível", explicou Renault de Freitas Castro, diretor executivo da Associação Brasileira de Fabricantes de Latas de Alta reciclabilidade (Abralatas).[...] De acordo com o executivo, o que mais impulsionou a reciclagem de latas de alumínio nos últimos anos foi a estruturação dos catadores em cooperativas e associações e o aumento da coleta seletiva em condomínios, antes muito individualizada.
Coleta seletiva rende cerca de R$ 500 mensais a catadores na capital do Amazonas
Manaus - Desde 2005, o programa de coleta seletiva da prefeitura de Manaus garante, todos os meses, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), cerca de R$ 500 a 22 catadores de material reciclável, que, anteriormente, atuavam de forma irregular no aterro municipal e ainda sujeitos à contaminação por doenças e renda incompatível com o serviço praticado. Amanda Mota Repórter da Agência Brasil
BNDES entrega caminhões-baú a catadores de material reciclável
O BNDES entregou dois caminhões-baú e 30 carrinhos de coleta de materiais recicláveis à Cooperativa de Reciclagem Trabalho e Produção (Cortrap), localizada em Brasília, no dia 22 de fevereiro.
Programa de inclusão de catadores é finalista em prêmio
A premiação é concedida pelo Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) a iniciativas de administrações municipais que apóiam e favorecem o surgimento de novas micro e pequenas empresas ou criam condições para aumentar a capacidade de sobrevivência de empreendimentos já estabelecidos.
Seminário sobre coleta seletiva de lixo reúne diversos Órgãos Públicos Federais na TRENSURB
Cerca de 50 representantes de 29 órgãos e entidades da administração pública federal, que atuam na Região Metropolitana de Porto Alegre, realizaram nesta quarta-feira, 13, das 9h às 18h, no auditório da Trensurb, o I Seminário de Articulação e Mobilização da Coleta Seletiva Solidária. A reunião teve como propósito potencializar as ações de implantação do Decreto 5.940/06, voltadas à geração de trabalho e renda dos catadores de materiais recicláveis.
Pesquisa da USP aponta que apenas 0,4% do lixo recolhido em Ribeirão é reciclado pela prefeitura
Em Ribeirão Preto, somente 0,4% é separado e destinado à reciclagem pelo Centro de Coleta Seletiva da prefeitura. Isso significa 750 toneladas, de um total de 182.500, conforme aponta pesquisa realizada pela USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão
Fortaleza: Coleta seletiva de lixo no Mercado São Sebastião
 
Catadores recolhem óleo usado e ajudam a despoluir meio ambiente
Rio de Janeiro - Uma iniciativa simples pode se mostrar ecologicamente correta e, ao mesmo tempo, gerar renda para quem a executa. Foi com esse pensamento que um grupo de catadores do Rio de Janeiro resolveu criar em 2005 a cooperativa Disque Óleo Vegetal. Eles começaram recolhendo óleo e gordura de todo tipo, utilizado em frituras por bares, restaurantes e residências e agora já expandiram a coleta para igrejas, colégios e redes de supermercado, como a Rede Economia.
Programa de inclusão de catadores é finalista em prêmio
Rio de Janeiro - O programa de Coleta Seletiva Solidária, da prefeitura de Mesquita, na Baixada Fluminense, é finalista do Prêmio Prefeito Empreendedor. A premiação é concedida pelo Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) a iniciativas de administrações municipais que apóiam e favorecem o surgimento de novas micro e pequenas empresas ou criam condições para aumentar a capacidade de sobrevivência de empreendimentos já estabelecidos.
Prefeituras receberão apoio do BNDES para modernizar associações de catadores -Alana Gandra, Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Apesar de não estarem incluídas na segunda rodada de seleção de projetos de apoio a cooperativas de catadores de material reciclável do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), as cooperativas não-organizadas receberão ajuda do banco. A instituição financeira fornecerá recursos às prefeituras para que reestruturem esses grupos de catadores.
Itaipu fará o repasse de 50 carrinhos a agentes
Em breve, a Itaipu Binacional fará o repasse de 50 carrinhos elétricos ao Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR).
Discurso do Presidente da República
O Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis e o Movimento Nacional de População de Rua receberam a visita do Exmo. Sr. Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, dia 22 de dezembro de 2007, durante a celebração do Natal da Vida e Cidadania. Esta foi a quinta visita consecutiva do presidente à confraternização de fim de ano da categoria.
Trabalho terá programa de coleta seletiva solidária no Rio de Janeiro
A superintendente de Saúde, Segurança e Ambiente do Trabalho, Maria Christina Menezes Rodrigues, reuniu-se na manhã desta segunda-feira com os consultores Polita Gonçalves e Jorge Pinheiro, da Superintendência de Qualidade Ambiental, segmento da Secretaria Estadual do Ambiente, com objetivo de discutir a implantação do programa de coleta solidária no prédio da Secretaria Estadual de Trabalho e Renda.
Wal-Mart Brasil e Coca-Cola Brasil unem-se para criar novo modelo de coleta e reciclagem de resíduos
Com investimento de R$ 3 milhões em três anos, Programa Estação de Reciclagem inaugura a união da indústria com o varejo num sistema de apoio a 50 cooperativas de catadores para reciclagem de resíduos
IBGE: nova POF será a mais completa já realizada
A nova Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), lançada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), será a mais completa desse tipo já realizada pelo IBGE. A POF 2008/2009 será utilizada para atualizar os pesos dos itens nos índices de preços, inclusive no IPCA, índice oficial do governo; no apoio à pesquisa do Produto Interno Bruto pelo lado do consumo e renda das famílias, responsável por cerca de 60% do PIB; e será importante também em estudos sobre a pobreza, a saúde e a alimentação, entre outros usos. A coleta de dados da pesquisa começa na próxima segunda-feira e deve perdurar até maio de 2009. Serão visitadas cerca de 65 mil residências. Além de apurar as despesas das famílias em todo o território nacional, como na última POF, de 2002/2003, vai obter dados sobre a utilização de energia elétrica e serviços e produtos para o desenvolvimento sustentável, como a coleta seletiva de lixo
Gerenciamento adequado de resíduos é realidade em Araxá
A experiência do município de Araxá no gerenciamento da destinação dos resíduos sólidos foi apresentada no seminário ‘Diálogos: Sustentabilidade e Resíduos’, realizado nesta quinta-feira (15), no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), em Belo Horizonte. A implantação da coleta seletiva no município, em abril deste ano, consolidou a implementação do Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PGIRS) no município, que já havia executado diversas ações previstas: já contava com um aterro sanitário licenciado pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) e tinha um Departamento Municipal de Manejo de Resíduos Sólidos, criado pela Prefeitura, além de possuir uma Associação de Catadores atuante. O envolvimento dos catadores foi uma parte essencial da implantação do PGIRS e a sua mobilização, uma das etapas mais desafiadoras.
Catadores de Dourados ganham responsabilidade internacional
 

Comitê Interministerial de Inclusão Social dos Catadores de Materiais Recicláveis
Esplanada dos Ministérios, Bloco "A", sala 456 Tel: (61)3433 - 1619 1644 1654
Fax: (61) 3433-1668 - Brasília - DF CEP: 70054-900
e-mail: coletaseletiva@mds.gov.br